segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

#artedeautista


Quando uma psicóloga me disse por telefone "seu filho é autista" mudou muita coisa na minha cabeça, para o meu filho eu continuava a mesma mãe, elo entre o mundo ele, uma ferramenta, mas eu ganhei um outro sentido além dos 5 (talvez 6) que a gente já tenha...

A arte passou a ser mais um sentido em mim e nele, o jogo dramático virou nossa ferramenta e com ele estamos construindo os degraus para fazer nosso agora...

Com três anos e meio ele não falava, emitia uns grunhidos, sons estranhos sem sentido e sem conexão, quando queria algo apontava usando meus dedos (eu era sua ferramenta) ou fazia acenos com a cabeça...

Chegou um feriado desses longos com emenda:sexta, sábado e domingo, nos preparamos para simplesmente FAZÊ-LO FALAR...

Sem tv, música ou brinquedos, na sala apenas o sofá, nele um pai e uma mãe e um menino e um copo de suco...

TAREFA: Fazer com que o menino dissesse "eu quero suco"... (parecia simples até a gente tentar).

Começamos às 13h eram 18h quando o garotinho disse "EU QUERO SUCO"... exaustão e alegria.

COMO FIZEMOS ISSO: 
O autista ADORA repetições: ecolalias, déja vus ou déja vis (reação psicológica onde o cérebro acredita ter passado realisticamente por situação, lugar, fato, ambiente, sons, enfim qualquer elemento externo duplamente, é a sensação de "eu já vi isso" não sei onde nem como mas a sensação de que a situação já ocorreu em outra época ,mas da mesma forma).

Para fazer com que meu filho prestasse atenção na gente e gostasse da atividade, mantivemos a sala no maior silêncio, sem objetos ou sons que pudessem distraí-lo (não só autistas, mas TODA criança se distrai com QUALQUER coisa).

Daí passamos a interpretar, o copo ficou numa banqueta, eu me aproximava e dizia "olha suco!" meu marido dizia "eu quero suco" eu pegava entregava para ele e ele repondia "obrigado"...

Simples não é? Agora façamos isso IGUALZINHO das 13 às 18h, com pequenos intervalos para fazer xixi, beber água... Meu filho vibrou TODAS as vezes que repetíamos esse texto banal, por que? Porque o autista simplesmente AMA repetições, e meu filho AMOU  os pais alí juntinhos fazendo um teatro DO MESMO...

É claro que volta e meia tentávamos fazer com que ele assumisse o texto do personagem que dizia "EU QUERO SUCO" mas ele se recusou todas as vezes que NÓS queríamos, isso acontece por que cada um tem seu PRÓPRIO ritmo, só isso, mas para quem está cansado isso parece frustrante...

Quando estávamos pensando em desistir, meu filho disse:

"HAHAHA... HEI! EU QUERO SUCO" (meu filho corre pegar o copo e levar para a boca, só que já não havia suco ali a muito tempo...)

Foi a maior vitória, ele acrescentou texto, ele IMPROVISOU com o hahaha e com o hei! Isso foi maravilhoso, conseguimos fazer JUNTOS, conseguimos!

Fiz todo esse texto para explicar a importância das palavras JUNTOS, RITMO e FALAR.
Fale sempre com sua criança, com paciência,seja com aspereza ou com doçura, mas fale sempre e fale a VERDADE mesmo que você pense "Parece que essa ciança não me entende" eu posso dizer que tal qual história de pescador não posso provar que ela entenda mas que entende, entende...

O autista é só uma criança, que ao seu modo não está NO MUNDO DELA porque só existe um mundo para TODOS nós, acreditar que o autista se sinta BEM dentro do SEU mundo é desculpa de preguiçoso, todos nós temos vontade de ficar sozinho às vezes, permitir que o autista permaneça SEMPRE na solidão é torturá-lo...

Seja o ator principal do teatro da sua vida, crie seu texto, dê características aos seus personagens e principalmente IMPROVISE isso é o que faz do texto um ESPETÁCULO!

Amanhã mais novidades de #ARTEDEAUTISTA...